Você come a todo momento mas não se sente saciada? Entenda a Síndrome da Fome Oculta

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Você já passou horas beliscando e procurando na cozinha alguma coisa gostosa pra comer naquele exato momento? Já abriu e fechou a geladeira diversas vezes sem saber o que gostaria de fato comer? Sabe aquela vontade compulsiva de comer alguma coisa que você não sabe o que é, mesmo depois de detonar um super pratão de comida?

Pois é, o que parece gula, na verdade pode ser o seu organismo tentando alertar que o seu corpo está com algum déficit nutricional e um dos problemas que pode ocorrer quando seguimos uma dieta sem orientação é a Síndrome da Fome Oculta (SFO). Ela é chamada de oculta porque sinaliza a fome do organismo por nutrientes e o organismo dá sinais da falta de elementos importantes para o seu bom funcionamento.

A SFO é, segundo a Organização Mundial de Saúde, a carência de determinados nutrientes no organismo. Essa carência é desenvolvida em pessoas que não fazem alimentações variadas em relação aos grupos alimentares. Dessa forma, uma pessoa pode até consumir a quantidade determinada de calorias por dia, mas se na alimentação não houver diversos nutrientes, ela não provocará saciedade e desencadeará a fome oculta.

O crescimento de ocorrências dessa síndrome está cada vez mais alarmante, pois é de difícil descobrimento, já que não provoca sintomas distintos no indivíduo, somente a necessidade de comer a todo o tempo e sinais semelhantes a diversos problemas. A alimentação vazia de vitaminas e outros nutrientes provoca problemas como contração dos músculos, câimbras, cansaço, fraqueza, irritação, obesidade, variação de humor e outros.

A falta de vitaminas pode até provocar sangramento vaginal, pele opaca, ressecamento das mucosas, queda de cabelo, flacidez e unhas manchadas e quebradiças, entre outros sinais e para prevenir, é importante ter uma alimentação correta, que inclua todos os grupos alimentares – proteínas, carboidratos, frutas, verduras e legumes. Por isso, se você sentir alguns desses sintomas e quer tirar a dúvida, procure um profissional adequado para lhe esclarecer sobre o assunto.

Os principais nutrientes que provocam a SFO são:

Ferro: provoca anemia, deficiência no sistema imunitário e falta de ar.
Iodo: provoca deficiências em fetos, fadiga, problemas na audição e ansiedade.
Vitamina A: provoca problemas na visão e no sistema imunitário.
Zinco: provoca alterações no crescimento, problemas na pele e no sistema nervoso.É importante frisar que a fragilidade do sistema imunitário pode provocar inúmeros problemas de saúde, pois doenças provenientes de inflamações, infecções e hospedeiros tornam-se mais fáceis de ocorrer.

A fome oculta pode ser evitada a partir da ingestão balanceada de todos os alimentos.
Pessoas que se alimentam apenas de massas e frituras podem correr o risco de se tornarem obesos desnutridos.
Fontes de Nutrientes:
  • Vitamina A: espinafre, brócolis, couve, acelga, nabo, repolho crespo, fígado, cenoura, batata-doce, polpa de laranja, abóbora, tomate, damasco, melancia e melão.
  • Vitamina B6: fígado e carne vermelha, grãos integrais, batata, vegetais verdes e milho.
  • Vitamina B1: grãos integrais, germe de trigo, produtos de farinha branca enriquecida, miúdos, carne de porco e legumes.
  • Vitamina B12: alimentos de origem animal, carnes, miúdos, leite em pó, produtos lácteos e ovo (inteiro ou gema).
  • Vitamina B2: leite e produtos lácteos, ovos, vegetais verdes folhosos, miúdos, rins, fígado, coração, amendoim, pasta de amendoim e grãos integrais.
  • Vitamina D: leite fortificado e peixes com espinhas (como salmão e sardinha).
  • Niacina (Vitamina B3): carnes e miúdos, produtos de trigo integral, produtos de farinha branca enriquecida e legumes.
  • Vitamina E: germe de trigo, óleos vegetais, legumes, castanhas, grãos integrais, peixes e vegetais folhosos verdes.
  • Ácido Pantotêncico: produtos animais, fígado, ovos, grãos integrais, legumes, batata branca e batata doce.
  • Ácido Fólico (Folacina): carnes glandulares, vegetais folhosos de cor verde escuro, legumes e grãos integrais.
  • Biotina: fígado, carnes, leite, óleo de soja e gema de ovo.
Fontes: Mundo Educação, Emagrecendo.info, Mais Equilibrio

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