TPM: Uma vilã para a dieta?

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Se você também acha que a TPM é uma vilã para a sua dieta… então fique ligada no que vou escrever!

Como você já deve saber, sou Coach de Bem-Estar e Felicidade, mas… antes de ser profissional, sou pessoa e como você, passo por grandes momentos, alegrias e tristezas, inclusive, sofro com a TPM!

A TPM (Tensão Pré Menstrual) nada mais é que, uma montanha russa de hormônios no organismo da mulher, que ocorre antes que a menstruação efetivamente aconteça.

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(infográfico Revista Viva!)

Neste período, os hormônios fazem com que as mulheres tenham sintomas físicos e psicológicos, como dor de cabeça, estresse, descontrole emocional e, a bendita vontade de comer doces. 

 

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Mas vamos lá, você sabe porque surge esse desejo intenso por doce nessa época?

Porque nessa época ocorre uma queda na produção de um hormônio chamado Serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e como a produção deste hormônio fica prejudicada, sentimos impulsos (vontade) de ingerir alimentos como doces e/ou chocolate para substituí-lo ou estimular a sua efetiva produção e assim, retomar a sensação de bem-estar. Ufaaaa.

A dica é unir atividade física a uma alimentação balanceada para combater a danada!!! Então, aproveite a lista abaixo para conhecer e se munir no próximo período:

– Chocolate amargo: Maior liberação das endorfinas, relaxamento e maior controle da compulsão alimentar;

– Alimentos fontes de triptofano (carnes magras, peixes, leite e derivados, nozes e leguminosas como feijão e lentilha): precursor da serotonina, ajuda a melhorar o padrão de sono e humor e também o apetite;

– Vitamina B6/ piridoxina (nozes, banana, gérmen de trigo, feijão, lentilha, cenoura, leite): também ajuda a melhorar o padrão de sono e humor;

– Ômega 3 (salmão, atum, sardinha, chia, linhaça, óleo de peixe): ação antiinflamatória, redução das cólicas e da retenção hídrica, e melhora do humor;

– Vitamina E (gérmen de trigo, castanha do Pará, nozes, amêndoas, milho, óleo semente de girassol): Ameniza as dores na mama;

– Cromo (levedo de cerveja e alimentos integrais): ameniza a compulsão por doces;

– Cálcio (leite e derivados e folhosos verde escuros): Melhora o humor, reduz as cólicas e a retenção de líquidos.

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Ahhh.. ultimamente tenho comido a Barra de Proteína da Herbalife e sim, tem me ajudado muito nesta fase chata hehehe.

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Gratidão sempre,

Um gde beijo,

Elaine Lys <3

 

 

 

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